Arte Abstrata

Exposição Expressividade Cearense
Expressividade Cearense
April 19, 2016
Múltiplas Linguagens
April 20, 2016
Exposição Arte Abstrata

Exposição Arte Abstrata

A s atividades artísticas no nordeste do Brasil, em sua gande maioria, são ricas em objetos figurativos e oníricos. Podendo até dizer que existe uma "ditadura"do figurativo. Em alguns casos, no entanto, é possível encontrar traços abstratos com qualidade em obras artesanais, como as cerâmicas e as rendas. Rompendo com este conceito dominante, alguns artistas desenvolveram, no curso de seus movimentos artísticos, obras abstratas com qualidade e identidade próprias, respeitadas por crítica e público.

Convidamo-los, então, para fazerem parte dessa exposição.

Ednilton Gomes de Soárez

PRESIDENTE DO CONSELHO DE CURADORES

OBRAS


ARTISTAS

ASCAL


Nasceu em 1943. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1964, na UFC. Além do Brasil, também expôs em Portugal, Estados Unidos e Espanha. Ganhou diversos prêmios, e suas obras estão presentes em coleções particulares na França, Alemanha, Japão, Estados Unidos, Portugal e Espanha.

CARLOS MACÊDO


Nascido em Juazeiro do Norte, Ceará, o artista com apenas nove anos de idade já se envolvia com os processos artísticos de ourivesaria. Fundia, laminava, puxava fios, lixava e fazia o polimento das peças cuja execução assistia com especial interesse. Jamais perdeu esse vínculo estabelecido pela paixão. Ao longo dos vários anos de trabalho com jóias, vem exercitando o desenho, pintando e escrevendo. Hoje transita por diversas linguagens artísticas, como desenho, gravura, pintura, escultura e relevo.

J. PINHEIRO


Autodidata, nasceu em Fortaleza. Participou do grupo da Casa de Cultura Palácio da Luz, em Fortaleza. Visando divulgar a sua arte, ele transpõe suas peças para objetos de artesanato.

SILVANO TOMAZ


Bacharel em Artes Visuais - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF), Especialista em Metodologia de Ensino de Artes - Universidade Estadual do Ceará - UECE.

VANDO FIGUEIREDO


Nasceu em Fortaleza - CE (1952) e iniciou sua carteira em 1988. Diplomado em desenho e pintura, através do curso ministrado pelo mestre Raul de La Nuez, licenciado pelo Instituto Superior de Arte de Havana-Cuba. Desenhista, pintor, gravurista e escultor, já lecionou Artes na Universidade Federal do Ceará - UFC, na Universidade Sem Fronteira - USF, na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF e no Centro Cultural do Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar.

CRÉDITOS DA EXPOSIÇÃO E CATÁLOGO

Coordenador Executivo: Adelmir Jucá | Curador da Galeria: Dante Diniz | Montagem: Jorge Luiz Fotos do Catálogo: Jari Vieira | Produção Gráfica: Bookmaker | Design: Rogers Tabosa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

twelve + 10 =