Expressividade Cearense

Exposição ArteDigital
ArteDigital
April 19, 2016
Exposição Arte Abstrata
Arte Abstrata
April 20, 2016
Exposição Expressividade Cearense

Exposição Expressividade Cearense

A o exposição que apresentamos, Expressividade Cearense, surgiu a partir de conversas e encontros informais entre os artistas e a produção da galeria. O fio condutor para definir o contexto da exposição foi decidido em comum acordo entre os artistas e o gestor da proposta. As obras que fariam parte da exposição teriam em seus conteúdos uma certa carga de dramaticidade.

Os elementos e os símbolos, partes integrantes das obras, estariam dispostas no suporte com total espontaneidade, não havendo, assim, nenhuma preocupação em agradar o espectador. A exposição em que focamos o nosso projeto é para ser vista com o coração, sem qualquer preconceito estético elaborado pelo apreciador. .

Temos plena convicção que os artistas convidados para esta empreitada nos brindaram com o que têm de melhor em suas trajetórias artísticas. Desejamos a todos uma relação agradável com as obras expostas.

Ednilton Gomes de Soárez

PRESIDENTE DO CONSELHO DE CURADORES

OBRAS


ARTISTAS

A. ROCHA


Nasceu em Itapajé-CE no ano de 1965. Desenvolveu dezenas de mostras individuais e coletivas em vários estados brasileiros e no exterior. Artista que caminha com entusiasmo e determinação, ciente de suas obras estarem alcançando seu verdadeiro valor artístico. Participou de diversas mostras no Brasil e no exterior.

CLÁUDIO CÉSAR


Pintor, escultor e desenhista, concluiu ainda jovem o curso de desenho básico e desenho de publicidade no Senac-RJ. Participou também de cursos de férias no Parque Lage-RJ, todos ligados à arte. Mudando-se para Fortaleza, começou, a partir de 1994, a dedicar-se integralmente as artes.

DESCARTES GADELHA


Nascido em Fortaleza, tem dedicado toda a sua trajetória à cultura, nos seus mais variados aspectos. Músico e compositor, fundou várias agremiações carnavalescas. Como escultor é especialista em trabalhos no bronze e na pintura à óleo. Ainda domina a xilogravura e o desenho

EDUARDO ELOY


Artista plástico, desenhista, gravador, pintor, criador em processos digitais e fabricante de papel artesanal. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Museu de Arte Moderna (MAM) e Fundação Calouste Gubenkian, no Rio de Janeiro, ente 1976 e 1981. É também professor de gravura e materiais artísticos e consultor de arte e curador. Entre os anos de 1988 e 1998 ministrou e implantou oficinas de gravura e papel artesanal em diversos municípios do Estado do Ceará e no exterior. Ministrou cursos de confecção de papel artesanal e gravura na Universidade de Alcalá de Henares, na Espanha, e na Universidade de São Paulo - USP. Fundou e coordenou a Oficina de Gravura e Papel Artesanal no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará- MAUC.

GLAUCO SOBREIRA


Divide a profissão de médico com a de artista plástico premiado. Participou de diversos salões de arte regionais e nacionais, com trabalhos em escultura, pintura e desenho. É autor da história em quadrinhos "O Sonho da Razão Produz Monstros", publicada na revista Metal Pesado (São Paulo/SP 1997) e ilustrador de vários livros infantis e juvenis. Edita a revista de literatura e arte Para Mamíferos.

RIAN FONTENELE


É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Trabalha com linguagens diversas, como a pintura, a gravura e o desenho. Participou do curso de Desenho Livre com Cecília Astellini em Fortaleza [1993]; obteve Bolsa de Pesquisa em Arte - MAUC - UFC [1996 e 1997] e foi monitor do Ateliê de Gravura - MAUC - UFC [1998]. Em Barcelona, na Espanha, estudou gravura em metal na escola D'Arte DaVinci e História da Gravura na Fundação Antoni Tápies [1999].

CRÉDITOS DA EXPOSIÇÃO E CATÁLOGO

Coordenador Executivo: Adelmir Jucá | Curador da Galeria: Dante Diniz | Montagem: Jorge Luiz Fotos do Catálogo: Jari Vieira | Produção Gráfica: Bookmaker | Design: Rogers Tabosa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

1 × 3 =