Soho

Gravadores
April 14, 2016
Vicente Leite
April 19, 2016
Exposição Soho

Exposição Soho

A produção artística, em sua grande maioria, exige uma certa solidão do criador. Nas artes plásticas o processo de criação é extremamente individual. São raras as produções coletivas. Em alguns caso, o processo de criação parte do princípio de isolamento espontâneo do artista em seu atelier. Quando detectamos ações coletivas de criação, elas são poucas e às vezes efêmeras. O movimento Soho surgiu em Fortaleza há exatamente dezesseis anos com um objetivo muito específico: acolher os artistas desconhecidos do mercado, fortalecer as atividades dos artistas consagrados e promover exposições locais, nacionais e internacionais. O início das atividades deste movimento ocorreu no dia 26 de setembro de 1995, na Rua Pereira Filgueiras, 933. Convidaremos para fazer parte dessa exposição os artistas fundadores deste acontecimento histórico.

Ednilton Gomes de Soárez

PRESIDENTE DO CONSELHO DE CURADORES

OBRAS


ARTISTAS

CECÍLIA CASTELLINI


Nascida em São Paulo. Bacharel em Artes Plásticas com especialização em pintura pela Parsons School of Design - Nova Yotk (1985 a 1989). Licenciatura em Artes Plásticas (1986 a 1989) no Bank Street College.

EMÍLIA PORTO


Designer de interiores. ceramista, artista plástica formada pela Escola Paulista de Arte e Decoração. Estudou cerâmica na Fundação Álvares Penteado/SP. Lecionou cerâmica de 1973 a 1986 no Studio 40 em São Paulo. Professora da Universidade de Gerações Viva, Fortaleza/CE.

HILTON QUEIROZ


Nasceu em Mulungu/CE em 1963. Psicólogo, Administrador, Pintor e Gravador.

MANO ALENCAR


Pintor, desenhista, escultor, poeta e compositor. Participou de mostras internacionais na Itália, Estados Unidos, Portugal, França, Espanha e Argentina.

MARCUS JUSSIER

(in memoriam)


Nascido no ano de 1945 na cidade de Juazeiro do Norte. Bacharel em Direito. Artista Plástico profissional reconhecido em todo o Estado, mestre de muitos jovens iniciantes na carreira artística.

MARIA THEREZA

(in memoriam)


Nasceu no Rio de Janeiro em 1944, estudou no Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro. Dedicou-se muito tempo ao design de acessórios de moda, estampada e objetos de decoração. A partir de 1990, voltou a se dedicar exclusivamente à pintura.

VANDO FIGUEIREDO


Nasceu em Fortaleza - CE (1952) e iniciou sua carteira em 1988, na 8⍶ Unifor Plástica. Desenhista, pintor, gravurista, escultor e professor de Artes, já lecionou em algumas universidades e faculdades em Fortaleza, entre elas a UFC.

CRÉDITOS DA EXPOSIÇÃO E CATÁLOGO

Coordenador Executivo: Adelmir Jucá | Curador da Galeria: Dante Diniz | Montagem: Jorge Luiz Fotos do Catálogo: Jari Vieira | Produção Gráfica: Bookmaker | Design: Rogers Tabosa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

three × 2 =