Vicente Leite

Exposição Soho
Soho
April 19, 2016
Exposição ArteDigital
ArteDigital
April 19, 2016

A produção artística, em sua grande maioria, exige uma certa solidão do criador. Nas artes plásticas o processo de criação é extremamente individual. São raras as produções coletivas. Em alguns caso, o processo de criação parte do princípio de isolamento espontâneo do artista em seu atelier. Quando detectamos ações coletivas de criação, elas são poucas e às vezes efêmeras. O movimento Soho surgiu em Fortaleza há exatamente dezesseis anos com um objetivo muito específico: acolher os artistas desconhecidos do mercado, fortalecer as atividades dos artistas consagrados e promover exposições locais, nacionais e internacionais. O início das atividades deste movimento ocorreu no dia 26 de setembro de 1995, na Rua Pereira Filgueiras, 933. Convidaremos para fazer parte dessa exposição os artistas fundadores deste acontecimento histórico.

Ednilton Gomes de Soárez

PRESIDENTE DO CONSELHO DE CURADORES

OBRAS


ARTISTAS

VICENTE LEITE


Ao comemorarmos oito anos de existência, apresentaremos à sociedade cearense uma exposição individual do artista cujo nome foi emprestado à nossa galeria.

Homenagearemos o talento daquele que foi um dos maiores artistas plásticos nacionais. Impressionista, com obras no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, este cearense do Crato (companheiro de turma de Portinari, que retratou em 1923) representou a terra de Alencar no Salão de Arte Contemporânea do Hemisfério Ocidental, em Nova Iorque, em 1941, depois de ganhar em 1938 e 1939, respectivamente, o bronze e a prata no Salão Paulista de Belas Artes.

Para nós é um privilégio abrigar, ao longo da nossa trajetória, as mais variadas manifestações das artes plásticas do nosso Estado. Cremos que, ao abrir espaço para a arte local, estamos investindo na formação de novos artistas e apreciadores dos talentos da nossa terra.

CRÉDITOS DA EXPOSIÇÃO E CATÁLOGO

Coordenador Executivo: Adelmir Jucá | Curador da Galeria: Dante Diniz | Montagem: Jorge Luiz Fotos do Catálogo: Jari Vieira | Produção Gráfica: Bookmaker | Design: Rogers Tabosa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

nineteen − eighteen =