Esculturas Objetos Relevos

Exposição Engrenagens
Engrenagens
April 8, 2016
Exposição Copa com Arte 2010
Copa com Arte
April 13, 2016

Esculturas Objetos Relevos

A o elaborarmos esta exposição, procuramos antes visitar os ateliers de vários artistas que produzem obras tridimensionais. Nossa grande surpresa foi encontrar peças peculiares. Não houve de nossa parte uma preocupação específica na busca de uma exposição linear. O antagonismo de alguns materiais usados pelos artistas na execução de suas obras é quebrado ao observarmos as afinidades poéticas dos elementos e símbolos que eles utilizam. Esperamos, com esta exposição, que o apreciador de arte faça uma reflexão sobre o trabalho artístico nos seus multifacetados aspectos.

Ednilton Gomes de Soárez

PRESIDENTE DO CONSELHO DE CURADORES

OBRAS


ARTISTAS

BOSCO LISBOA


Natural de Juzaeiro do Norte/CE, 1963. Começa a carreira artística modelando santos de barro. Desenvolve por mais de 10 anos pesquisa com artesãos do Sítio Touro e do Bairro Tiradentes, tradicionais redutos da cerâmica em Juazeiro do Norte. Após temporada em Recife e ativa participação na vida cultural de sua cidade, inicia experiências como escultor de pássaros de grandes dimensões. Atualmente desenvolve projetos sociais no Instituto Multicultura do Ceará.

VIDAL JR.


É pintor, desenhista e arquiteto, iniciando-se profissionalmente como artista plástico e, 1976, participou de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Participou, como artista convidado, da mostra Dragões e Leões, que inaugurou o MAC do Centro Dragão do Mar, e 1⍶ Exposição de Férias Oboé, 1m 2002.

MANUEL CARLOS


Participou dee happenings ao lado do Fratura Exposta, na década de 80; participou como montador de obras da 1⍶ Exposição Internacional de Esculturas Efêmeras, no Parque do Cocó. Atualmente trabalha com publicidade no mercado cearense.

PAULO MORAIS


Aquarista e poeta, desenvolve trabalho com aquárias como objetos de arte viva e atuante, onde se pode ver com absoluta nitidez o fluir da vida no momento da água, das plantas e dos peixes. Foi iniciado no aquarismo pelo conceituado paraense José Luis Mindelo, seu conterrâneo. É filósofo e vive no Ceará há 30 anos.

CARLOS MACÊDO


Nascido em Juazeiro do Norte, Ceará, o artista com apenas nove anos de idade já se envolvia com os processos artísticos de ourivesaria. Fundia, laminava, puxava fios, lixava e fazia o polimento das peças cuja execução assistia com especial interesse. Jamais perdeu esse vínculo estabelecido pela paixão. Ao longo dos vários anos de trabalho com jóias, vem exercitando o desenho, pintando e escrevendo. Hoje transita por diversas linguagens artísticas, como desenho, gravura, pintura, escultura e relevo.

SOLANGE (SOL) POMPEU


É artista plástica especialista em cerâmica. Atualmente está vinculada ao Instituto Multicultura do Ceará, onde ministra oficinas de escultura em argila aos jovens oriundos das comunidades menos favorecidas da cidade de Fortaleza, além de desenvolver oficinas no projeto Arte Sabiaguaba. A artista revela em suas obras cenas do cotidiano, apresentando-se como uma intérprete da realidade a cerca.

JÚNIOR PORTO


Iniciou atividade artística nos anos 80, com a chegada do irmão José Porto, que veio de Londres onde foi à procura de aprimorar as técnicas de vitral. Com exposições em galerias de arte do Ceará e outros estados, o artista está sempre se aprimorando e desenvolvendo novas fórmulas e materiais.

CRÉDITOS DA EXPOSIÇÃO E CATÁLOGO

Coordenador Executivo: Adelmir Jucá | Curador da Galeria: Dante Diniz | Montagem: Jorge Luiz Fotos do Catálogo: Jari Vieira | Produção Gráfica: Bookmaker | Design: Rogers Tabosa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

four × four =