Gravadores

Exposição A Linha de Sombra
A Linha de Sombra
April 13, 2016
Exposição Soho
Soho
April 19, 2016

Exposição Gravadores

A Galeria Vicente Leite, ao encerrar as suas atividades de 2010, completando sete anos de existência, apresenta ao público uma exposição de gravuras com renomados artistas locais. A gravura é uma manifestação artística com raízes profundas na cultura cearense. Presente com frequência nas ilustrações dos livros de cordel, ela toma outro rumo quando os artistas modernos apropriam-se deste meio de produção. O resultado pode ser conferido na exposição Gravadores Contemporâneos.

Ednilton Gomes de Soárez

PRESIDENTE DO CONSELHO DE CURADORES

OBRAS


ARTISTAS

SÉRGIO LIMA


Nascido em Fortaleza em 1946, frequentou entre 1960 e 1961 o Ateliê Livre de Desenho e Pintura, do artista plástico Zenon Barreto. Pintor, gravador e designer, iniciou suas atividades como artista em 1962. Entre os anos de 1968 e 1978 participou do movimento de arte do Rio de Janeiro. Em 1971, no Museu de Arte Moderna, frequentou oficina de gravura ministrada por Maria Bonomi. Expôs em mostras oficiais no Brasil, Argentina, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Japão.

CARLOS MACÊDO


Nascido em Juazeiro do Norte, Ceará, o artista com apenas nove anos de idade já se envolvia com os processos artísticos de ourivesaria. Fundia, laminava, puxava fios, lixava e fazia o polimento das peças cuja execução assistia com especial interesse. Jamais perdeu esse vínculo estabelecido pela paixão. Ao longo dos vários anos de trabalho com jóias, vem exercitando o desenho, pintando e escrevendo. Hoje transita por diversas linguagens artísticas, como desenho, gravura, pintura, escultura e relevo.

KELSON TELES


Nascido em Fortaleza, em outubro de 1961. Pintor, gravador, escultor, performer e arte decorador. Começou como autodidata, mas logo foi convidado para um curso de pintura e desenho com Dante Diniz. Na década de 1980 funda o grupo Fratura Exposta, juntamente com outros artistas. Atualmente é membro do grupo Firmeza, do grupo de Amigos das Artes.

SILÂNIA CAVALCANTE


Nascida em Mombaça, Ceará. Iniciou suas atividades artísticas na FGF com o professor Eduardo Eloy. Já participou de várias exposições coletivas no Brasil e no exterior. Curso de Extensão de Artes Visuais - CETREDE - Fortaleza/CE - agosto de 2004 a março de 2006.

AMELHITA SPÍNDOLA


Nascida em São Bernardo, Maranhão, em 3 de março de 1956. Graduada em Engenharia Mecânica pela Unifor, pós-graduada em Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Especialização em Metodologia do Ensino das Artes.

SARA NINA


Nascida em Fortaleza, formou-se em Artes Plásticas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em 2010. É arte-educadora do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Participou de exposições coletivas em Fortaleza, Salvador, Brasília, Macapá e Ouro Preto. Realiza pesquisas em Artes, Literatura e Gravura.

CARDOSO JR.


Artista plástico, ilustrador, designer gráfico e publicitário. Cria um universo pictórico particular a partir de clássicos da literatura, da arte popular, de observações do cotidiano e das histórias em quadrinhos.

JÚLIO SILVEIRA


Nascido em Fortaleza, começou a estudar pintura e desenho em 1969. Estudou gravura no MAUC, ministrou curso de gravura no Galpão de Arte de 2005 a 2006.

ZAKIRA


Nascido em Fortaleza em 1961. Sua obra transita entre desenho, pintura, objeto, gravura, escultura, instalação e performance.

CRÉDITOS DA EXPOSIÇÃO E CATÁLOGO

Coordenador Executivo: Adelmir Jucá | Curador da Galeria: Dante Diniz | Montagem: Jorge Luiz Fotos do Catálogo: Jari Vieira | Produção Gráfica: Bookmaker | Design: Rogers Tabosa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

17 − three =